A aquisição de nova nacionalidade exclui a brasileira?

1677630305739

O Brasil é um país com grande miscigenação, tendo entre os seus cidadãos descendentes de diversas nacionalidades, sendo comum que os brasileiros busquem a dupla ou até mesmo a múltipla nacionalidade. Daí então surge a dúvida: A aquisição de nova nacionalidade exclui a brasileira?

A resposta não é tão simples, pois a legislação brasileira prevê como regra geral que sim. Esta é a previsão da Constituição Federal, da Lei de Imigração (Lei nº 13.445/2017) e do Decreto que a regulamenta (Decreto nº 9.199/2017).

Contudo, estas mesmas normas trazem duas exceções: (1) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira e (2) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

Assim, só não perderá a nacionalidade brasileira aquele que for obrigado a se naturalizar em país estrangeiro ou possuir a reconhecimento de sua nacionalidade originária, por exemplo, no caso de vínculo a seus ascendentes, critério também conhecido como ius sanguinis.

Nos demais casos, o brasileiro que adotar voluntariamente outra nacionalidade, poderá perder a nacionalidade brasileira após procedimento administrativo junto ao Ministério da Justiça, ou seja, a perda não ocorre de foram automática.

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email

Obtenha um
atendimento imediato

Saiba tudo com uma análise técnica com um advogado especialista

Atendimento
via whatsapp

Reunião
online

Análise dos
documentos

Ingressar
com a ação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *